CyanogenMod ultrapassa 1 milhão de downloads únicos

A ROM alternativa para Android mais popular do mundo ultrapassou a marca do milhão de downloads únicos. Isto significa que mais de um milhão de aparelhos com Android deixaram skins de fabricante e versões velhas de lado. O número é pequeno e grande ao mesmo tempo.

Grande porque o CyanogenMod é um projeto independente que cresceu bastante desde que começou em 2009, suportando cada vez mais aparelhos e simplificando a experiência de atualizar o aparelho.

E pequeno se considerarmos quantos Androids estão por aí: segundo Andy Rubin, chefe do Android no Google, são ativados mais de 700.000 dispositivos com Android por dia, enquanto temos um milhão de CyanogenMods no total. Só nos EUA, há 43 milhões de smartphones com Android, segundo a comScore. Junte a isso mais outros milhões na Europa, Ásia e outros lugares – como o Brasil – e a gente nota que nós, que instalamos ROMs customizadas, ainda somos poucos.

Obviamente, a CyanogenMod não é a única ROM que existe, mas mesmo considerando as outras ROMs provavelmente ainda seríamos poucos, em relação ao total. Se o objetivo é rodar o Android mais recente, as atualizações oficiais das fabricantes ainda são bem importantes.

Mas os números indicam que o CyanogenMod não para de crescer. Os números também mostram algo bem interessante: em quais aparelhos ele é mais usado? A lista de aparelhos que rodam CyanogenMod cita quase 500 dispositivos (alguns duplicados), mas os oito aparelhos a seguir correspondem a um terço das instalações:

1. HTC Desire
2. Motorola Defy
3. Motorola Dext
4. HTC Evo 4G
5. ZTE Blade
6. Sony Ericsson Xperia X8
7. Samsung Galaxy S
8. HTC Wildfire

Saber que o CyanogenMod chegou a um milhão de aparelhos é uma ótima notícia antes de recebermos o Ice Cream Sandwich com o CyanogenMod 9 final, que deve ser lançado em breve. Se você não aguenta esperar, já pode testar o CM9 alpha em alguns dispositivos, como o Samsung Galaxy S/S II e o Motorola Xoom. [CyanogenMod via Tecnoblog]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s