SIM Cards com NFC devem se tornar o padrão da indústria

smartsec1GSM Association anunciou em Hong Kong  durante um congresso que 45 das maiores operadoras de telefonia móvel do mundo se comprometeram a implementar soluções e serviços baseados em um novo modelo de SIM Card com tecnologia NFC(Near-Field Communication).

O consórcio inclui bandeiras como a AT&T, Deutsche Telekom (prima da T-Mobile), Vodafone e Verizon. O objetivo destas e outras operadoras pelo mundo é tornar o chip com a tecnologia NFC no padrão para a indústria o mais prontamente possível.

Apesar de figurar em outros países além dos EUA, China e Japão apenas como notícia, a tecnlogia que favorece a rápida expansão de novos serviços como oGoogle Wallet carece de fato de regulações no protocolo da tecnologia para que possa finalmente vingar.

China Telecom, uma das grandes operadoras do grupos, já oferece chips com serviços contendo a tecnologia e deve ser uma das principais fontes de conhecimento ao compartilhar suas bem sucedidas experiências com a NFC.

Diferentemente do Google, que não é uma operadora de telefonia, a China Telecom pode oferecer informações valiosas sobre como a integração de protocolos de segurança globais deve acontecer de acordo com a demanda de cada operadora e seus diferentes mercados.

O objetivo principal da tecnologia NFC é trazer segurança para a próxima grande onda do mercado mobile, que é a adição de funcionalidades que possam favorecer o transações financeiras a partir de aparelhos celulares, smartphones e também tablets.

Das maiores preocupações no desenvolvimento dessas diretrizes, figuram questões como a clonagem. A facilidade com que isso pode ser feito atualmente é um dos principais argumentos  daqueles que ainda se posicionam de maneira cética diante da implementação de um passo tão grande para o setor.

Em agosto deste ano um hacker alemão (Karsten Nohl) tirou o sossego das operadoras e derrubou o queixo de consumidores pelo mundo quando demonstrou o quão fraca e porque não até mesmo desrespeitosa pode ser a mecânica de encriptação e infra-estrutura de segurança das operadoras. Quais seriam os formatos ideais para a segurança do novo chip?

A nova convenção já traria consigo a responsabilidade de responder não apenas essas questões, mas também viria imbuída de uma complexa obrigação em reparar a reputação de praticamente todas as operadoras na questão da segurança de um novo formato, em um momento cuja aquela do formato atual não é lá grandes coisas.

Por outro lado, a iniciativa nos leva a pensar que a problemática da falta de aparelhos com suporte à tecnologia seja finalmente resolvida, uma vez que virtualmente qualquer aparelho com suporte à GSM poderia integrar-se da nova tecnologia.

O Google ao criar o Walltet baseado em NFC acabou impingindo, talvez de maneira compulsória e não intencional, um paradigma de que uma nova geração de aparelhos precisaria ser criada para receber a tecnologia.

Essa é uma conjectura que possivelmente cairá com o resultado dos primeiros protocolos criados pelo conglomerado, sabe-se lá para quando mas espera-se que, em breve.

Serão negociações delicadas ante o jogo de egos e vantagens competitivas que cada grande operadora vai buscar preservar e/ou atacar contra seu concorrente imediato. Eu me pergunto por exemplo como a Verizon, que cuja linha tem uma oferta basal de aparelhos exclusivamente com tecnologia CDMA e LTE (4G) e que não utilizam SIM Cards, poderá colaborar com a promoção do novo chip.

Fala-se também na utilização do chip com tecnologia NFC em televisores, geladeiras, outros eletrodomésticos e até em publicidade urbana, desdobrando a seara de complicações e especulações para níveis ainda mais desafiadores.

Como se essa parte do desafio já não fosse complexa o bastante, a GSMA também anunciou que trabalhará junto a parceiros e grandes houses de desenvolvimento para a criação de aplicativos que utilizem a tecnologia NFC já durante o desenvolvimento do formato. O que deve adicionar ainda mais ao debate.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s